quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um Verão longo e imprevisível

O mercado futebolístico de Verão está-se a tornar para o FC Porto uma espécie de roleta. Mas daquelas que só param quando o casino fecha! Vai voltar a ser assim até 31 de Agosto. Estamos reféns do mercado e dos humores de árabes e milionários de Leste! E o ‘Euro 2012’ não nos tem favorecido: têm sido utilizados jogadores que desejaríamos manter (Moutinho, a realizar uma prova em crescendo e a ver o seu passe cada vez mais valorizado), enquanto que os jogadores que temos no mercado (Miguel Lopes e Rolando) não têm saído do banco de suplentes.
Com Álvaro Pereira aconteceu algo semelhante: o jogador saiu valorizado da última Copa América (o Uruguai venceu a prova realizada no Verão do ano passado), no entanto, o FC Porto colocou (e bem!) os seus interesses desportivos acima dos económicos, tentando realizar uma boa campanha na Liga dos Campeões (e eram difíceis de prever as birras e os maus humores do lateral uruguaio ao longo da época). Agora será muito difícil transaccioná-lo por um valor acima dos 20 milhões de euros….
Sobra Hulk, que, muito provavelmente, vai fazer parte da Selecção brasileira presente nos Jogos Olímpicos (o seu passe inflacionou depois dos golos ao serviço da Selecção e o FC Porto pode querer esperar pelo desfecho da competição para beneficiar do leilão em torno do ‘Incrível’), ou seja, tendo em conta que a competição termina na segunda semana de Agosto, e sendo o Brasil forte candidato a estar presente na final da prova, é provável que a novela à volta da sua saída só termine próximo do último dia do fecho de mercado.
Ou seja, o FC Porto vê-se obrigado a esperar. Correr riscos (assegurar desde já reforços que possam vir a suprir eventuais saídas) é um luxo que não temos possibilidade de assumir no actual quadro económico. É o preço a pagar por se ser grande na Europa e não ter poder financeiro que corresponda a esse estatuto! 

«Curiosidades FCP» - Oliveira e o Bétis

Hoje recordamos o adeus de António Oliveira ao FC Porto, uma das duas saídas (a outra foi a de Fernando Gomes, para o Sp. Gijón) mais dolorosas que os adeptos do FC Porto tiveram que enfrentar no início da década de 80, logo após aquele excitante período que coincidiu com o regresso do clube aos títulos com José Maria Pedroto. 
Apesar de, na altura, Oliveira tudo ter feito para continuar nas Antas («estava disposto a perder 15 mil contos para ficar no FC Porto. Dois dias antes de assinar pelo Bétis ainda esperava ansiosamente fumo branco das Antas, só que não podia esperar mais» confessou), o Bétis não teve dúvidas em avançar para a contratação do avançado do FC Porto. Os espanhóis  pagaram 36 mil contos para levar António Oliveira, um montante que à época constituiu a transferência mais cara da história do clube sevilhano.
E os espanhóis não se enganaram pois dias depois da sua apresentação (na foto), a imprensa espanhola já estava rendida às qualidades do ex-avançado do FC Porto: «El internacional portugues ya es ídolo verdiblanco».


A «foto do dia» - Mlynarczyk

Recentemente dedicámos uma foto ao guarda-redes Zé Beto. Hoje recordamos o polaco que lhe sucedeu na baliza do FC Porto, o elegante e sóbrio Josef Mlynarczyk. 

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Prefácio

Ao iniciar esta pequena prosa sobre a seleção nacional, devo fazer uma espécie de declaração de interesses. Não sou admirador, nem alinho em patriotismos estéreis de apoio a uma equipa de futebol que nem sempre representa bem o país. Desde que por cá andou uma espécie de selecionador, endeusado pelos pseudo 6 milhões de adeptos do outro clube e que de futebol pouco percebia mas que no entanto foi elevado à condição de herói, nada será como dantes.  As expectativas sobre o desempenho da equipa das quinas são de facto muito baixas, não só pelas exibições mais recente mas acima de tudo por toda a envolvência em torno do grupo de jogadores onde parece dominar um certo amadorismo pouco compreensível nos tempos de hoje. Esta seleção está muito longe das anteriores em termos de conjunto, individualmente sobressaem apenas dois jogadores capazes de fazer a diferença, Ronaldo e Nani, este último ao que tudo indica debilitado fisicamente depois de ter sido posto a jogar 90 minutos no transcendente jogo contra a Turquia, se juntarmos a tudo isto algumas fragilidades gritantes como é o caso do lado direito da defesa, do meio campo, onde apenas existe o João Moutinho, isto sem nos esquecermos do ponta de lança que não temos, ou melhor, ter até temos, mas não marca golos, perante estas evidencias o cenário que se afigura não é nada risonho. Pode parecer má vontade mas não é, falta à seleção uma entourage como aquela que existe no FC Porto, preparada para vencer, criar uma dinâmica de vitória e envolver toda a gente no mesmo objetivo: ganhar!
P.S. Se passarmos a fase de grupo já é um bom resultado nas atuais circunstâncias.
Amândio Rodrigues

A «foto do dia» - Madjer

Numa altura em que se fala insistentemente na vinda de um novo ponta-de-lança para o FC Porto, recordamos um dos melhores avançados da história do clube: Rabah Madjer.
Nesta foto, vemos o argelino (ao fundo também se vê Eduardo Luís) em acção frente ao Barcelona, em jogo relativo ao ‘Troféu Joan Gamper’, disputado no Verão de 1987. O FC Porto venceu o Barça, em Nou Camp, por 2-1 (Madjer, aos 12’, Schuster, aos 28’, e Jorge Plácido, aos 49’). 

«Curiosidades FCP» - O bilhete do FC Porto - Portuguesa de Desportos, pré-época 1988/89

Começamos a antecipar a próxima pré-época recuperando um ingresso relativo a um jogo que o FC Porto disputou durante a preparação para a temporada 1988/89. O bilhete deu acesso a um jogo do ‘Torneio de Futebol Europa - Lusitânia’, disputado nas Antas. O FC Porto venceu os brasileiros da Portuguesa de Desportos por 1-0. 

terça-feira, 5 de junho de 2012

Renovar o centro do ataque

É consensual: o FC Porto tem que ir ao mercado comprar um ponta-de-lança. E os milhões arrecadados com a provável saída de Hulk vão ser fundamentais para sermos agressivos no mercado (a posição de ‘ponta-de-lança’ é a mais dispendiosa para os clubes e para se garantir um avançado que possa aliar ‘potencial e golos’ é necessário gastar mais de 10 milhões de euros).
O colombiano Jackson Martinez não será a solução mais acertada, pois parece-nos um avançado que necessita de uma muleta (um segundo avançado) para potenciar um futebol feito de arranques e profundidade. Além disso, o colombiano não tem cultura de futebol europeu, algo que, por exemplo, Falcão depressa adquiriu depois da experiência no exigente River Plate, da Argentina.
E os que fazem parte do actual plantel? Janko já não é nenhum jovem (faz 29 anos no próximo dia 25) e tem dificuldade em jogar de costas para a baliza. Ou seja, tendo em conta aquilo que tem sido a recente história de sucesso do clube no que a pontas-de-lança diz respeito (Lisandro López, Falcão,….) não seria de todo surpreendente que o austríaco fosse colocado no mercado ou até envolvido na compra de outro avançado (o cenário perfeito seria envolvê-lo na transferência de Luuk de Jong (na foto), um jogador caro mas que não engana!). Aliás, se olharmos para a história do clube verificamos que é um pouco ‘contra natura’ ter um ponta-de-lança com as características de Janko (Jardel foi uma excepção que não pudémos desperdiçar). E ainda sobra Kléber, um jogador jovem mas com uma elegância e potencial que o podem levar a ser dono da ‘camisola 9’ do FC Porto no espaço de um a dois anos. Uma promessa, portanto.
Não seria, por isso, de todo surpreendente que o FC Porto renovasse todo o seu centro de ataque neste mercado de Verão. 

A «foto do dia» - Sousa

Hoje dedicamos uma foto a um ex-jogador do FC Porto que esteve presente em todas as finais internacionais que o clube disputou na década de 80: António Sousa.
Este ex-médio-centro do FC Porto foi titular em Basileia (final da Taça das Taças, frente à Juventus), em Viena (final da Taça dos Campeões Europeus, frente ao Bayern), em Tóquio (final da Taça Intercontinental, frente ao Peñarol) e nas duas mãos da Supertaça europeia, frente ao Ajax. 

«Curiosidades FCP» - O programa oficial do Hamburgo - FC Porto, Taça UEFA 1975/76


Hoje recuamos ao ‘FC Porto de Branko Stankovic’ com a capa do programa oficial (os alemães colocaram na 1ª página uma foto do plantel do FC Porto dessa época) relativo ao Hamburgo - FC Porto, jogo da Taça UEFA 1975/76.
O FC Porto começou por eliminar o Avenir Beggen (Luxemburgo) e o Dundee United (Escócia) antes de encontrar os alemães na 3ª eliminatória (era o FC Porto de Teófilo Cubillas, António Oliveira e, na altura, do ainda jovem Fernando Gomes….).
A 1ª mão jogou-se a 26 de Novembro de 1975, em Hamburgo. Um golo de Murça, aos 15’, na p.b. e outro de Volkert, aos 89’, deram uma importante vantagem aos alemães na eliminatória.
Apesar da vitória na 2ª mão, por 2-1 (Reimann, aos 29’, Júlio, aos 31’ e Cubillas, aos 72’), o FC Porto acabaria por ficar pelo caminho devido ao golo que os alemães marcaram nas Antas. 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Silly season

A chamada época de transferências está menos agitada do que é normal, talvez seja por causa do Euro e esteja tudo à espera no que é que dá para depois se fazerem os grandes negócios. Nós portistas, já estamos habituados a viver numa espécie de sobressalto permanente mas que não nos tira o sono, pois ao contrário de outros, temos quem perceba da poda. Apesar desta relativa tranquilidade existe sempre muita curiosidade em saber que jogadores abalam e quais são os que fazem o caminho inverso, sabendo nós que haverá alterações que poderão ter implicações fortes na estrutura da equipa. A próxima temporada reveste-se de especial importância, acima de tudo é essencial prosseguir uma dinâmica de vitória e manter os rivais sempre a correr atrás do prejuízo e nunca o contrário. Outra questão não menos relevante é percebemos se quem decide considera ou não que chegámos a um fim de ciclo, e caso a resposta seja afirmativa as mudanças seguramente vão ser mais profundas e poderão ir mais além do que a simples entrada e saída de futebolistas.
Amândio Rodrigues

«Curiosidades FCP» - A caricatura do Fonseca

Continuamos com as caricaturas do Francisco Zambujal. Hoje o premiado é Fonseca, guarda-redes do FC Porto por alturas do mais celebrado regresso do clube aos títulos, em finais dos anos 70. 

A «foto do dia» - Inácio

Recentemente recuperámos aqui uma foto do Inácio vestindo a camisola da Selecção portuguesa (por ocasião do ‘Euro 84’ disputado em França). Hoje, recordamos o nosso ex-defesa-esquerdo com a camisola do FC Porto.