sexta-feira, 26 de abril de 2013

Um novo paradigma


A recente arbitragem do derby da segunda circular inaugura um novo paradigma no futebol indígena, “Critério largo adaptado à Capela”. O mais escandaloso não foi só o desempenho do senhor, mas a maneira como a comunicação social branqueou o sucedido de uma forma verdadeiramente vergonhosa e indecorosa a roçar a instrumentalização, tentado no fundo tapar o sol com a peneira. A desonestidade intelectual que graça na nossa imprensa é repugnante, tudo vale para enaltecer os feitos do clube de todos os regimes, menos mostrar a verdade, felizmente que ainda existem as imagens e através delas se pode ver a forma despudorada e desassombrada como uma pessoa alterou completamente a verdade desportiva e quiçá o desfecho de um campeonato. Não adianta muito ao FC Porto vencer os seus jogos, porque jamais alguém permitirá que o clube de Campolide não vença este campeonato utilizando todos os meios para isso.
Amândio Rodrigues

A «foto do dia» - Fernando Gomes


Voltamos a dedicar uma foto ao maior goleador da nossa história: Fernando Gomes, uma instituição dentro do próprio FC Porto!

«Curiosidades FCP» - O bilhete do Villareal - FC Porto, Liga Europa 2010/11


Em semana de meias-finais das competições da UEFA recordamos a nossa presença nessa fase da Liga Europa 2010/11 com o ingresso que deu acesso ao Estádio El Madrigal, onde se jogou o Villareal - FC Porto. 
Depois do ‘show de bola’ da 1ª mão (vitória por 5-1), o FC Porto limitou-se a gerir a vantagem trazida do Dragão: 3-2 foi o resultado (golos de Cani, aos 17’; Hulk, aos 42’; Falcão, aos 48’; Capdevila, aos 75’; e Giuseppe Rossi, aos 80’). 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

O embuste!


Nem seria preciso a calamitosa arbitragem de João Capela no Benfica - Sporting para se perceber a autêntica farsa que tem sido este campeonato: 12 penalties assinalados a favor do Benfica, 11 expulsões e 18 jogadores adversários impedidos de defrontarem o Benfica por terem sido amarelados ou expulsos na jornada anterior. Embuste! 

A «foto do dia» - FC Porto 2003/04


Hoje, na «foto do dia», recuamos ao FC Porto de José Mourinho com o «onze» que defrontou o Marselha na fase de grupos da ‘Champions’ 2003/04 (vitória do FC Porto por 1-0, golo de Alenitchev aos 21’).
Em cima (da esq. p/ dta): Vítor Baía, Jorge Costa, Nuno Valente, Ricardo Carvalho, Benni McCarthy e Costinha;
Em baixo (da esq. p/ dta): Bosingwa, Maniche, Paulo Ferreira, Derlei e Alenitchev;  

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Esperar por Jackson


Regressou Jackson, regressaram os golos! Ter técnica e ser, ao mesmo tempo, possante e ágil não é para todos. A sucessão de jogos das últimas semanas prejudicou muito o colombiano, que não estava habituado a esta cadência de jogos. Que pena não termos providenciado atempadamente um substituto….
Frente a um Moreirense que é mais frágil do que julgávamos, só os deslizes de Mangala (devia ficar mais uma época para aprimorar o ‘tempo de desarme’) puseram Helton em alerta (será que Fabiano vai ter que esperar mais um ano?). No resto, ‘nota mais’ para Fernando. Com Lucho e Moutinho a enfrentarem o desgaste de uma longa época (são sempre os mais disponíveis para pressionar o adversário) e James a continuar a jogar em câmara lenta, tem sido Fernando a suportar o meio-campo (está cada vez mais competente a transportar a bola e a rematar).
Vencer todos os jogos até final não chega para chegar à liderança, mas chega para manter a cultura de vitória e antecipar novo ciclo vitorioso para 2013/14. 

A «foto do dia» - Domingos


Hoje na «foto do dia» recordamos um dos maiores goleadores da história do FC Porto e do futebol português: Domingos. Apesar do seu nome ser sempre associado ao FC Porto quando se fala numa possível mudança de treinador, o nosso ex-nº 9 não terá o perfil que a ‘estrutura’ mais aprecia. Fica a recordação do goleador.

«Curiosidades FCP» - Juary e o Inter


Voltamos a dedicar um ‘post’ ao suplente mais útil e célebre da história do FC Porto recordando a passagem do Juary pelo histórico Inter de Milão. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Imperativo nacional


A atribuição do título de campeão da Liga transformou-se numa questão de estado, isto é, se o clube de todos os regimes não conseguir vencer é visto por muitos como um crime de lesa pátria tal é a forma desavergonhada e despudorada com que os escribas enaltecem e se inebriam com as exibições do clube da segunda circular, olvidando-se do código deontológico que os obriga ao dever de isenção e imparcialidade. Imaginem se um presidente da república estrangeiro aparecesse com o cachecol do clube de Campolide, numa sessão solene com o chefe de estado do nosso país, como seria a primeira página de muitos dos jornais no dia seguinte? Nem quero pensar, uma verdadeira diarreia cerebral de capas com frases a superar tudo o que a nossa imaginação nos possa levar. Pois bem, isto já aconteceu, mas foi com o FC Porto, na recente deslocação à Colômbia do PR português, e qual foi a repercussão que isto teve em termos de acompanhamento dos media? Muito próximo do zero, algumas tímidas e envergonhadas linhas em alguns periódicos. A nação que temos não merece o FC Porto. Atrevo-me a sugerir ao próprio primeiro-ministro, também ele um confesso adepto vermelho, que faça aprovar e publicar um decreto, onde proíba qualquer clube que jogue contra o dele, de lhe tirar pontos seja em que circunstância for, só isto já erguia a moral da própria nação e fazia-nos esquecer tudo o resto.
Amândio Rodrigues

A «foto do dia» - FC Porto 1982/83


Hoje recuamos ao FC Porto de José Maria Pedroto com uma foto de um «onze» utilizado pelo Mestre em 1982/83.
Em cima (da esq. p/ dta): Eurico, Sousa, Rodolfo, Walsh, Lima Pereira e Amaral;
Em baixo (da esq. p/ dta): Frasco, João Pinto, Fernando Gomes, Jaime Pacheco e Costa; 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Futebol sem balizas!


Uma primeira declaração antes do comentário ao jogo: qualquer época em que o FC Porto não vença o campeonato (ou uma prova europeia) será sempre uma época fracassada (Jorge Jesus, por exemplo, já não seria treinador do FC Porto se estivesse há duas épocas sem vencer o campeonato). A bitola do FC Porto subiu muito desde os anos 70. Não seriam a Supertaça e a Taça da Liga a salvarem a época.
Agora a final da Taça da Liga. Foi um jogo decidido num lance em que Mossoró soube explorar a ingenuidade de Abdoulaye, um jogador que comete demasiadas 'faltas para amarelo' tendo em conta os pouquíssimos minutos em que é utilizado (já era assim na Académica!). Mas o que mais nos irritou nem foi o facto do FC Porto ter perdido a Taça da Liga, foi a forma como perdeu. Se no jogo do campeonato a postura medrosa de José Peseiro mereceu críticas, ontem o treinador do Sp. Braga conseguiu fazer mais com menos. Não se entende que, privilegiando o ‘4-3-3’, Vítor Pereira abdique de jogar com extremos puros (tinha Atsu disponível!) preferindo o jogo interior e previsível de Defour (e lançar o irreverente mas imaturo Kelvin, num jogo em que a equipa está reduzida a 10 jogadores e precisa de circular a bola, foi outra gaffe). O Sp. Braga não tem tão bons jogadores como o FC Porto, mas soube explorar melhor o sistema que ambas as equipas utilizam. O comentador portista Miguel Sousa Tavares pode perceber pouco de futebol, mas numa coisa está certo: o modelo de Vítor Pereira é avesso ao risco, algo incompreensível num país de futebol pouco competitivo e em que 90% das equipas são frágeis. Por vezes jogamos um futebol sem balizas!

A «foto do dia» - João Pinto


Continuamos a dedicar fotos a lendas portistas da década de 80. Hoje é a vez do eterno ‘capitão’ João Pinto. 

«Curiosidades FCP» - A Selecção em 1984


Recuamos ao ‘Euro 84’ com o «onze» que Fernando Cabrita utilizou frente à Alemanha (0-0), uma equipa constituída maioritariamente por jogadores do FC Porto, que dois meses antes disputaram a final da Taça dos Vencedores das Taças, em Basileia, frente à Juventus.
Em cima (da esq. p/ dta): Eurico, Jordão, João Pinto, Álvaro e Lima Pereira;
Em baixo (da esq. p/ dta): Bento, Jaime Pacheco, Sousa, Frasco, Chalana e Carlos Manuel;

sexta-feira, 12 de abril de 2013

A três penáltis do título


De uma forma simplista poderíamos dizer que as duas grandes penalidades falhadas por Jackson nos jogos com o Olhanense e Marítimo, e a falta indevidamente assinalada e que possibilitou ao clube de todos os regimes vencer a Académica, estão a fazer toda a diferença em termos de tabela classificativa. Embora seja uma verdade indesmentível não explica tudo, o FC Porto perdeu brilho e clarividência depois de durante algum tempo ter apresentado um futebol vistoso e fulgurante, mas a eliminação infantil da Liga dos Campeões deixou marcas no dragão e do ponto de vista anímico a equipa não soube reagir sendo que o empate com os algarvios poderá revelar-se decisivo para o desfecho desta liga. No último desafio em casa com o Sp. Braga só a irreverência de alguns jogadores, que ainda não se afirmaram em definitivo, desencravou o jogo e possibilitou uma vitória que sendo aproveitada e explorada pelo treinador trará a motivação necessária para que este fim de época não seja penoso. O próximo embate com os arsenalistas é apenas um prémio de consolação, uma espécie de terminação da lotaria importante para o currículo de troféus, mas mais uma final para ganhar.
Amândio Rodrigues

«Curiosidades FCP» - Mlynarczyk


Voltamos a dedicar um ‘post’ ao Mly recordando uma foto dos primeiros tempos da sua carreira na Polónia. 

A «foto do dia» - Jaime Pacheco


Na «foto do dia» de hoje recuamos aos saudosos anos 80 do FC Porto recordando uma das lendas desse período: Jaime Pacheco. 

terça-feira, 9 de abril de 2013

Vamos honrar a nossa história


Mais uma vitória, menos uma jornada. E será assim até ao ‘clássico’ se o FC Porto continuar a vencer os seus jogos e, ao mesmo tempo, a ver a possibilidade de recuperação a encurtar-se cada vez mais. Mas falemos da bela vitória de ontem: ao jogo do FC Porto continua a faltar alguma agressividade (não confundir com falta de entrega), ontem compensada com uma alma que há muito não víamos. O FC Porto continua uma equipa sólida e difícil de derrotar. Neste momento é o lado mental e anímico que mais nos preocupa: o FC Porto só pode continuar a acreditar no título se jogar com entusiasmo e comprometimento. Sabemos que não deve ser fácil motivar uma equipa para correr atrás do prejuízo e ao mesmo tempo ver o maior rival determinado e confiante, mas gostávamos que o FC Porto fizesse uma ‘ponta final’ idêntica à de 2009/2010: perdemos o título, com Jesualdo Ferreira, mas deixámos ‘boas sensações’ e metade do trabalho feito para o FC Porto de André Villas-Boas.
Apesar de, muito provavelmente, vir a ser o próximo campeão, o nosso maior rival raramente revela este carácter em circunstâncias idênticas (há 2 anos, por exemplo, o Benfica já levava 19 pontos de atraso em relação ao FC Porto à passagem da mesma 26ª jornada). O momento é delicado, mas o FC Porto vai continuar a honrar a história da cidade que representa. Lutaremos até ao fim!

A «foto do dia» - Timofte


Hoje na «foto do dia» recordamos Timofte, o centro-campista romeno bi-campeão pelo FC Porto em 1991/92 e 1992/93, com Carlos Alberto Silva. 

«Curiosidades FCP» - O ‘cartoon’ do Murça


Continuamos com as caricaturas do Francisco Zambujal. Hoje recordarmos o já falecido ex-defesa-esquerdo Alfredo Murça, campeão pelo FC Porto no final dos anos 70. 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Taça da Liga


A tão desvalorizada e desprezada Taça da Liga, lá para os lados do Dragão, surge agora como uma janela de oportunidade para se atenuar o insucesso que esta época se ameaça transformar. Não deixa de ser irónico e surpreendente que o FC Porto aposte tudo numa competição que tem os dias contados, que sempre desvalorizou e que de facto pouco ou nenhum interesse apresenta. De todas as provas em que os Dragões estiveram envolvidos esta é sem sombra de dúvida aquela que a nós menos nos diz, sendo apenas relevante para figurar na lista de troféus conquistados e permitir manter-nos na liderança desse mesmo ranking. O FC Porto alcança a 73.ª final da sua história, atrás de Real Madrid (77), Barça (85), Celtic (86) e Rangers (88); mas à frente de Benfica (65), Milan (48) e Sporting (47).                                                                           
Quanto ao jogo propriamente dito, o resultado foi sem sombra de dúvidas melhor do que a exibição, uma primeira parte muito lenta com dois remates de perigo à baliza, um para cada lado. No segundo tempo e com a expulsão do guarda-redes do Rio Ave tudo se tornou mais fácil com os golos a aparecerem mesmo sem o FC Porto imprimir grande velocidade ao jogo. O mais importante foi conseguido sem grande brilhantismo mas com inteira justiça.
Amândio Rodrigues

A «foto do dia» - FC Porto - Rio Ave, Final da Taça de Portugal 1983/84


O FC Porto - Rio Ave de ontem é pretexto para recuarmos a outro confronto histórico entre os dois clubes, a final da Taça de Portugal 1983/84. Recuamos a esse jogo com uma foto de António Morais e Fernando Gomes a erguerem o troféu que o FC Porto conquistou depois de ter vencido o Rio Ave por 4-1 (Sousa, aos 16’ e 52’; Fernando Gomes, aos 28’; Vermelhinho, aos 38’; e N’Habola, aos 89’).
Duas ou três curiosidades: Pedroto já não orientou a equipa no Jamor depois do cancro que lhe foi diagnosticado, tendo o comando técnico sido entregue ao seu adjunto António Morais que também comandou o FC Porto em Basileia, na final da Taça das Taças, frente à Juventus; do outro lado esteve o Rio - Ave orientado por Félix Mourinho e onde jogavam Baltemar Brito (adjunto de Mourinho no FC Porto) e Quim (transferiu-se para as Antas dois anos depois). 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Uma perseguição tranquila


No jogo com a Académica havia a natural curiosidade de saber como reagiria o FC Porto depois de pela primeira vez na época ter deixado de depender de si próprio para chegar ao título. Esse ‘handicap’ pode vir a condicionar a equipa, deixando-a mais tensa e ansiosa. Mas ontem isso não se notou nada. Foi um FC Porto descontraído e seguro aquele que venceu em Coimbra. A perseguição começa tranquila!
O cenário continua complicado para o FC Porto, mas pelo menos ontem a equipa deu mostras de não querer desistir prematuramente da luta. O problema é que desde o jogo com o Sporting que andamos a dizer que faltam x finais e entretanto já desperdiçámos 4 pontos (em Alvalade e nos Barreiros). Ou seja, não basta lançar gritos de alerta, é preciso mobilização e comprometimento por parte dos jogadores.
Ainda assim, o FC Porto ainda tem uma palavra a dizer na luta pelo título. Faltam cada vez menos jogos para o final, é um facto, mas uma ‘escorregadela’ do Benfica fazia reacender a esperança no tri-campeonato. Pode acontecer!

A «foto do dia» - António Oliveira


Voltamos a dedicar uma foto ao António Oliveira, campeão pelo FC Porto enquanto jogador e treinador, e ainda hoje o maior accionista individual da FC Porto SAD. 

«Curiosidades FCP» - João Pinto e a Seleção


Na semana anterior recordámos aqui uma foto do Sousa com a camisola da Seleção. Hoje, e ainda a propósito dos recentes compromissos da Seleção, recordamos o nosso eterno ‘capitão’ João Pinto.